terça-feira, 28 de maio de 2013

Analisando a música “All I Ask of You” de “O Fantasma da Ópera”


O que importa não é a mensagem dita, mas o jeitinho como ela é falada. 
Até dá impressão de que se queria dizer outra coisa...  

Outro dia apareceu uma brincadeira na internet com uma música de Roberto Carlos.
Pois bem! Os devaneios românticos que tendem ao absurdo não são exclusividade brasileira. Não!
Aliás, isso era de se esperar.
O que se faz agora é provar isso.
Veja-se a Tradução e a análise de algumas passagens de “All I Ask ofYou” - Tudo que eu peço de você, numa tradução livre:
Não fale mais sobre trevas”
 a) Não se pode nem cogitar de falar nada sobre a noite. Fobia da noite como acontecia com os antepassados do homo sapiens que se escondiam nas cavernas por causa das feras noturnas... Diagnóstico: Atavismo paranoico
Esqueça os seus medos”
Eu estou aqui, nada pode machucá-la”
b) Esse “é” o cara. Megalomania declarada.
Minhas palavras aquecerão e acalmarão você”
Tendências a acreditar em fenômenos paranormais: Sente-se capaz de produzir calor, talvez com a emissão de fogo pelas ventas, à moda de dragões.
Eu estou aqui, com você, ao seu lado, para guardá-la e guiá-la”
c) Tendências messiânicas e megalomaníacas como as de alguns pastores ou de Hitler. Não só vai guardá-la a 7 chaves como vai guiá-la, provavelmente, a algum mundo melhor, livre de qualquer outro pastor que não seja ele.
Diga que me ama a todo momento”
d) Autoidolatria;
Prometa-me que tudo que você diz é verdade, Isto é tudo que lhe peço”
e) O problema aqui é a compulsão a mentir: pede-se um monte de coisas na música toda e quando se chega a esse ponto, afirma-se que só se pede a verdade, que é justamente aquilo que não está sendo oferecido.
"Tudo que eu quero é liberdade. Um mundo sem noites”
f) Desconsideração da realidade, crença em mundos paralelos, alucinações temporais e mais um monte de patologias.
Aonde quer que você vá permita-me ir junto.”
g) Tendências escatológicas mórbidas: Até no banheiro ele quer segui-la. O que vai fazer quando chegar lá? 
Tudo bem, a música é bonita!!! 
Tão bonita que vale a pena vê-la no Youtube.
Mas que viagem mais absurda ao romântico
Analisado friamente, e fora do contexto as palavras poderiam ser bem assustadoras.
Prova de que o que importa é o jeito que se fala e não o que é falado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário